quarta-feira, 20 de maio de 2015

Maquiagem, pode ou não pode?



Me perguntaram se podemos usar maquiagem. Olha, vamos convir que é uma pergunta um tanto quanto estranha, nada comum e talvez até desnecessária. A verdade é que estamos muito acostumadas a buscar respostas simplistas - sim ou não - e eu sinto lhe informar que você não vai encontrar isso aqui.

Vamos partir de um princípio já conhecido mas pouco praticado e compreendido: 
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Co 10.31
Qual a força motriz que a impele ao uso da maquiagem? Não estou aqui dizendo que usar maquiagem pode agradar ou não a Deus, estou dizendo que você pode não usar maquiagem para a glória de Deus e pode usar maquiagem para a glória de Deus. A resposta tem a ver com a sua intenção, mais que isso, com a sua motivação.

Por que usar ou não maquiagem? Por um tempo usei para buscar aceitação das pessoas, também já usei pra buscar aceitação de mim mesma, já usei só porque eu estava afim, usei porque ia me apresentar em algum lugar, porque ia encontrar com pessoas específicas, porque ia aparecer na foto. Já não usei por pura preguiça, já não usei porque estava cansada mesmo, já não usei porque não faria diferença pras pessoas com que iria encontrar, já não usei porque faria diferença. Já não usei porque sabia que eu poderia me emocionar, por pressa ou porque esqueci. Será que são todos esses motivos saudáveis e suficientes? Nem todos. Não vou dizer quais são, te convido a vir comigo pra que você mesma avalie.

Por trás de todos esses exemplos existe um pensamento que dirige a sua vida, o ponto aqui é descobrir qual é esse pensamento por trás, o que te leva a fazer esse tipo de pergunta por exemplo. Não se sinta mal por perguntar, mas perceba que a sua pergunta mostra que você ainda não entendeu alguma coisa. 

Não sei o que te dirige e não é minha intenção adivinhar, mas sei o que deveria dirigir: a consciência de quem você realmente é, e você é criação de Deus. Se isso não fizer sentido pra você, se for só uma frase bonita, você vai colocar o seu valor no lugar errado, por exemplo, naquilo que você faz.

Seu valor está em Deus e naquilo que Ele te criou pra ser, não no que as pessoas disseram que deveria ser ou parecer. Dentro da vontade de Deus, não existe um esteriótipo a ser seguido, existe você. Ninguém pode ser você a não ser você mesma e é plano de Deus que você se aceite. Porque você existe, você já tem valor. 
Não vou te responder se você deve ou não usar, é uma decisão muito particular e eu não conheço o contexto dela na sua vida. Você perguntou pra mim e eu pergunto pra você: por que você deveria usar maquiagem? Como? Por que não deveria? Pra que? É necessário? Nunca? Sempre?


Nota: Esse assunto é tão antigo quanto falar de cinema, sexo, música ou vestuário. E é claro que enquanto não ser compreendido deve ser estudado e muito bem analisado. Mas independente da nossa opinião, temos que ser guiados por duas determinantes: a Bíblia e a nossa consciência. O que a palavra de Deus disse está dito (sua palavra não muda) e deve ser obedecido. Já a consciência dá aquela resposta apropriada para cada caso. E não se esqueça de que é o Espirito Santo que guia nossa consciência. Obedeça e Deus e seja sincero com que o Espírito Santo diz e terá sua resposta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...