quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cristão pode ir á Zumba? #fatosresponde

O Elisvan Lhyu perguntou:
Alguém pode me explicar da melhor forma possível se a Zumba não é apenas um exercício físico e sim uma dança mundana? Pois quero mostrar a meus irmãos e irmãs de Igreja Adventista que gostam e praticam para saberem que isso não convém com as Doutrinas de Deus, pois acho isso Imundo... Alguém poderia falar e explicar sobre isso? Desde já agradeço.

Bom, o que é a zumba?
A Zumba é um exercício físico aeróbico de muita fama que se utiliza de ritmos de dança latina que incluem a salsa, merengue, mambo, reggaeton e brasilidades como o samba, axé e funk. A zumba serve, para muitas pessoas, como uma excelente forma de perder peso sem esforços.[1]

De onde surgiu?
A Zumba surgiu na década de 1990, quando o então personal trainer de celebridades Alberto “Beto” Perez descobriu “acidentalmente” o conceito de fusão de um programa de ginástica com música latina e influência. Em um dia comum, ele entrou em sua aula de fitness percebendo que ele havia esquecido sua música aeróbica regular. A única escolha, então foi usar as fitas disponíveis em seu carro. Aconteceu que tudo o que tinha eram músicas tradicionais de seu país de origem, Colômbia. Ele foi então levado a utilizar e improvisar com merengue e salsa. Ele percebeu que o novo tipo de música pode ser fenomenal para malhar.

Após essa ocasião, Beto decidiu melhorar a rotina e treino, criando assim o treino de fitness dinâmico e revolucionário chamado Zumba. Em apenas um curto espaço de tempo, a classe Zumba tornou-se o mais popular nas instalações do Beto. O criador trouxe o programa para os Estados Unidos em 1999. Os empresários Alberto Aghion e Alberto Perlman também viu o grande potencial do programa de condicionamento físico, de modo que se aproximou Beto se concentrar em escala global.[2]

Como se faz?
As aulas de zumba tem duração de 45 a 60 minutos. Começa-se com exercícios de aquecimento e alongamento. Depois passa a ficar mais intenso, iniciando com as coreografias fáceis de seguir, ensinadas pelo professor. É muito simples o circuito para perder mil calorias.
Cada movimento ou exercícios em questão da coreografia tem a intenção de trabalhar um músculo do corpo em especial. As músicas são trocadas em cerca de 4 minutos e seguem sempre um ritmo animado e bastante dinâmico, sem poder parar para descansos.[3]

Quais são os problemas?

Dança
Uma análise das referências bíblicas à dança revela o fato de que as danças israelitas consideradas como apropriadas eram de natureza litúrgica, sendo acompanhadas por hinos de louvor a Deus. Elas eram geralmente praticadas entre grupos de pessoas do mesmo sexo e sem quaisquer conotações sensuais (ver Êx 15:20; Jz 11:34; 21:21-23; I Sm 18:6; II Sm 6:14-16; I Cr 15:29).
A Bíblia fala também de pelo menos duas ocasiões em que pessoas estavam envolvidas em danças inadequadas.
A primeira delas foi a dança idolátrica dos israelitas no contexto da adoração do bezerro de ouro (Êx 32:19). A segunda foi a dança da filha de Herodias para agradar o rei Herodes e seus convidados, no banquete em que João Batista foi executado (Mt 14:6; Mc 6:22).
Embora os judeus nos dias de Jesus continuassem praticando a dança (ver Lc 15:25), não encontramos nenhuma evidência no Novo Testamento de que a igreja cristã primitiva perpetuasse tal costume. Há quem sugira que esse rompimento cristão com a dança deve-se à degeneração desde já no tempo de Cristo.
Em contraste com as danças litúrgicas do período bíblico, a maioria das danças modernas são praticadas sob o ritmo sensual das músicas profanas, que desconhecem completamente o princípio enunciado em Filipenses 4:8: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvou existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”


Grande parte das danças de hoje tem-se transformado em um dos maiores estimuladores do sensualismo. Mesmo não se envolvendo diretamente em relações sexuais explícitas, seus participantes geralmente se entregam ao sensualismo mental (ver Mt 15:19-20), desaprovado por Cristo em Mateus 5:27-28: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.”
Há aqueles que endossam as danças particulares entre cônjuges unidos pelos laços matrimoniais. Embora tais práticas pareçam inocentes à primeira vista, elas representam o primeiro passo rumo a estilos mais avançados de dança, integrando eventualmente o casal a grupos dançantes. Seja como for, o cristão dispõe hoje de outras formas de integração e entretenimento sociais mais condizentes com os princípios bíblicos de conduta do que a excitação e o sensualismo promovidos pela maioria das danças modernas.[4]
Música
É pecado o crente ouvir música do mundo ou secular?
(1) Não temos na Bíblia Sagrada uma separação entre músicas do mundo ou seculares e músicas que seriam sagradas. Essa é uma separação inventada pelos homens e até mesmo recente. É evidente que não são todas as músicas que convém ouvir, mas de nenhuma forma a Bíblia nos proíbe de ouvir músicas que não se enquadrem em um padrão criado por homens que classificaram certas músicas como sacras ou gospel e outras como “não sagradas” e profanas.

(2) Músicas com letras que [não são] contrárias às verdades da Palavra de Deus podem ser ouvidas sem problema. É claro que você precisa avaliar também os ritmos, pois existem ritmos que incitam naturalmente a sensualidade e devem ser evitados. Se uma música tem uma letra digna, mas o ritmo te leva em direção ao pecado, evite-a. Se o ritmo não te leva ao erro, mas a letra é profana e pecaminosa, evite também. Precisamos aprender a sermos cristãos críticos e coerentes em nossas posições.

(3) Evitar ouvir uma música que [você já sabe] que não agrada a Deus, é um bem que você faz a si mesmo e ao seu relacionamento Ele. Precisamos aprender a fazer uma seleção daquilo que ouvimos, separando o que não agrada a Deus e ficando com aquilo que não O desagrada. Isso serve também para todo tipo de arte (livros, filmes, peças, televisão e também músicas gospel). Existem muitas coisas que prejudicam a nossa vida espiritual e que não nos edificam. Essas coisas devem ser rejeitadas para nossa saúde espiritual, seja música, seja filme, seja programa de tevê ou outra qualquer coisa.

(4) Existem músicas chamadas de músicas do mundo que são muito lindas (que não se enquadram no rótulo “gospel” ou evangélica”), mas que falam da natureza, do amor, de coisas boas e dignas… Qual o problema em ouvi-las? Que pecado pode haver nelas? Vários dos poemas bíblicos não falam diretamente sobre Deus, mas contém sabedoria e poesia inspiradoras que, no fim, acabam apontando para a grandeza de Deus. Não há pecado em trazê-las para dentro de nossos ouvidos.

Paulo ensina que esse tipo de separação entre coisas puras e impuras nem sempre é correta quando é feita fora do que a Palavra de Deus ensina: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” (Tito 1:15)


Músicas gospel que são piores que “músicas do mundo”

(5) Outra coisa importante: As músicas ditas evangélicas ou classificadas como música gospel, também precisam passar por uma análise criteriosa, pois muitas delas têm letras totalmente contrárias ao que diz a Palavra de Deus. Não é porque é evangélica ou gospel que podemos ouvir e cantar sem problemas! Aliás, como músico cristão, posso garantir que tem muita música gospel por ai que causa muito prejuízo e ensinam heresias terríveis e que devem ser rejeitadas. Ao passo que existem músicas de autores não cristãos que têm ritmos e mensagens extremamente profundas a respeito das grandezas das coisas criadas por Deus.[5]

Mas por acaso ir à academia/musculação é certo?
Sim, cristão pode fazer musculação. Cuidar do corpo não é errado. Mas a musculação não deve tomar o lugar de Deus em sua vida.

A musculação por motivos de saúde é uma prática boa. A Bíblia nos ensina que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Por isso, devemos tomar conta de nosso corpo, vivendo de maneira saudável e honrando aquilo que Deus nos deu (1 Coríntios 6:19-20).

É natural se preocupar com o corpo (Efésios 5:29). O corpo e a mente estão ligados, um afeta o outro. Um corpo saudável melhora a qualidade de vida. Exercícios como a musculação podem ajudar a diminuir o estresse e ensinar disciplina.



A musculação se torna um problema para o crente quando vira idolatria. Cuidar do corpo é bom mas há coisas mais importantes. A saúde espiritual deve estar em primeiro lugar. O relacionamento com Deus e a devoção a Ele são mais importantes que o exercício físico (1 Timóteo 4:8). Se a musculação interfere no relacionamento com Deus, então é melhor não fazer.

Também há limites para a musculação. Fazer muita musculação pode fazer mal ao corpo. A vontade de ter um corpo forte e bonito pode se tornar uma obsessão, levando a exercícios pesados de mais. Musculação exagerada causa lesões graves. Não é bom fazer musculação quando se torna um vício (1 Coríntios 6:12).
Deus quer nos dar uma vida equilibrada. A musculação não é proibida na Bíblia mas cada pessoa deve usar sua consciência para saber se é bom para si. A musculação pode ser uma coisa boa para uma pessoa mas ruim para outra.

E agora? Juntamos Música+ritmo+dança+academia
Qual o resultado?
Bom, temos que ter o bom senso. Pelo motivo certo ir a academia não é errado. É ótimo cuidar do templo do Senhor. Mas na Zumba encontramos uma dificuldade. Esse ritmo e música dançantes são apropriados, são sensuais? Lógico que ninguém é ignorante para não separar as coisas. Uma atividade aeróbica é uma coisa bem diferente de conteúdos que incentivam a sensualidade. Porém é o Cristão que deve decidir. É um bom lugar? Deus estaria comigo ali? Os motivos que te levam a essa atividade são sadias? Você acredita que nem música nem ritmo irão lhe corromper?

Dedique sua atividade a Deus. Louve a Deus em tudo que fizer. Um bom sinal de que é melhor se abster é quando percebemos que tal prática não louva em nada a Deus, pode ser sadio para o corpo, mas não para o espírito e não engrandece a Deus. Então qual é a resposta? Você decide. Ore a Deus e o Espírito Santo ajudará você.




[1] http://www.queroviverbem.com.br/zumba-o-que-e/
[2] http://www.cataldiacademia.com.br/zumba-fitness-como-surgiu/
[3] idem 1.
[4] Revista Sinais dos Tempos, novembro de 1997, p. 29.
[5] https://www.esbocandoideias.com/2011/06/ouvir-musica-do-mundo-e-pecado.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...