terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

É correto usar a Bíblia no celular na igreja?


Com a chegada da internet muita coisa mudou. A informação agora chega em cada pessoa seja na grande cidade como lá na fazendinha. Talvez você não saiba, mas antes disso se quiséssemos saber de algo precisávamos de correr atrás na biblioteca, no rádio ou Tv de tubo. Era complicado encontrar e quando achava podia ser em outro idioma. E traduzir no dicionário era algo cansativo.
Porém, hoje a informação é de livre acesso. Se quiser ler um livro húngaro, você pode facilmente comprar online e ainda traduzir instantaneamente. É impossível dizer que a informação não é uma benção de Deus. Está tudo aí, a livre acesso, é só usar.
A informação bíblica também cresceu. Na verdade essa informação sempre foi o centro dos estudos da humanidade. Épocas e reinos giravam em torno da Bíblia e do estudo sobre ela. E o conteúdo bíblico foi evoluindo junto com a humanidade. Quando não existia escrita, a palavra de Deus era transmitida oralmente. O papiro surgiu, a Bíblia foi para lá. O pergaminho tornou-se mais viável tanto no manuseio quanto na durabilidade, é óbvio vamos migrar para lá. Saiba que nesse momento, poucos tinham essas porções. Era muito caro e raro. Já pensou a Bíblia não ser acessível para todos, Deus não ser conhecido para a maioria?
Mas com a prensa de Gutenberg em 1455 a informação explodiu. As pessoas juntavam grande quantias para ter uma Bíblia para a toda sua família. É claro que o inimigo de Deus não gostou de saber que a palavra de Deus agora estava e cada lar. Por volta de 1800 as sociedades bíblicas foram surgindo e palavra chegando a cada parte do mundo. Mas vários líderes papais proibiram e condenavam a distribuição da Bíblia. Assim veio a queima de Bíblias e a ordem de que só a igreja romana podia ter a Bíblia e interpretá-la. Tempos difíceis.
E agora 200 anos depois você sabe o que aconteceu. A Bíblia é acessível por alguns poucos reais ou pasmem: de graça em aplicativos no Smartphone. Amém? Deus nos proporciona conhecê-lo. Você pode estudá-lo no ônibus, na fila do pão, no intervalo do almoço. E agora uma pergunta que fica PORQUE DEPOIS DE TUDO ISSO IGREJAS PROÍBEM DE USARMOS A BÍBLIA NO CELULAR NA IGREJA? É correto privar a Igreja da palavra? É correto santificar o meio impresso e satanizar o meio digital? É justificável criar uma norma de proibição no lugar onde nos reunirmos para estudar a Bíblia?

Alguns diriam - se tem Bíblia de papel, para que celular? o papiro certamente foi o mais prático, por ser flexível e leve. Seu inconveniente era a fragilidade, pois resistia pouco tempo à umidade e queimava facilmente. Quando surgiu o pergaminho, que durava mais, era fácil de guardar e podia enrolar para a viagem. Você acha que eles tiveram receio de usar a nova tecnologia? Alguns sim, os defensores dos costumes tradicionais que se baseiam no nada. Mas os que queriam ver a palavra aos 4 cantos louvavam com a mudança.
Mas e aqueles que se dispersam? Porque no Smartphone pode ter tanto o app da Bíblia como dezenas de apps que distraem facilmente. Mas não esqueça que há outras distrações dentro das igrejas. A roupa da irmã mal vestida distrai. As conversas do casalzinho a sua frente distraem, a amiga te convidando para ir no banheiro distrai . Em meio às distrações nós decidimos se perdemos tempo com elas ou nos focamos na mensagem. Aquele que não vai para ser reverente, tão pouco importa como se dispersará. Aquele que vai para adorar, tão pouco importa quem vai atrapalhar sua atenção, ele vai aprender do que Deus tem a falar. Há joio e trigo e sempre haverá.

É inegável que temos problemas de reverência na igreja, mas certamente não se resolverá privando a igreja da informação. A liderança deve arrumar meios de ensinar a igreja a como se portar. Ainda assim , não é proibindo que se ensina. É com amor e estudo da Bíblia. Até porque a Bíblia está de fácil acesso a todos. Inclusive aí no seu celular, no mesmo que está lendo esse texto. E viva a Bíblia para todos.
[ÉV]

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Afinal, quem é o anticristo?



O termo "anticristo" vem de um termo grego formado pela preposição anti ( "contra", "no lugar de") e o substantivo Christos ( "o ungido"). Ele refere-se principalmente a um ser que tenta usurpar o papel de Jesus ao se apropriar ilegalmente suas funções. Também poderia designar os sistemas utilizados por ele para trabalhar, implícita ou explicitamente "contra" Cristo. Este título revela as duas características mais importantes do anticristo: Ele os engana fingindo ser o Cristo, e ele oprime ou persegue o povo de Deus em seu conflito contra Cristo.

1. O uso do termo: O título "o anticristo" (em grego, ho antichristos) é encontrado exclusivamente nas cartas do Novo Testamento de João. Em primeiro lugar, de acordo com João, o espírito do anticristo está ativo através de falsos mestres (1 João 2:18, 22), sugerindo que o anticristo vai trabalhar a partir de dentro do cristianismoO próprio título pressupõe que estamos a lidar com uma corrupção da fé cristã. O anticristo é contra a verdade revelada em Jesus, substituindo-o por sua própria compreensão de Jesus (versículo 22; 2 João 7).

Em segundo lugar, a vinda do anticristo foi previsto nos ensinamentos apostólicos. João escreveu: "Como você já ouviu falar que o anticristo está chegando..." (1 João 2:18). Os crentes foram instruídos sobre essa ameaça significativa para o seu compromisso com Jesus.

Em terceiro lugar, o anticristo poderia manifestar-se através de sistemas humanos ou instrumentos: "Mesmo agora, muitos anticristos têm surgido" (1 João 2:18). Estes indivíduos não são, propriamente falando "o anticristo", mas eles têm o "espírito do anticristo", isto é, a mesma mentalidade. Eles são seus instrumentos (cap. 4: 3). São expressões históricas do anticristo dentro da igreja, e, como tal, poderia ser descrito como sendo manifestações de "o anticristo" (cap 2:22;. 2 João 7).

2. A pessoa do Anticristo: O indivíduo chamado por João "anticristo" é mencionado em outros lugares na Bíblia. Originalmente ele era um ser celestial, um querubim, que se rebelou contra Deus e iniciou um conflito cósmico (Ez 28: 14-16; Ap 12: 7.). Ele era de fato um poder anti-Deus, portanto o anticristo, que queria tornar-se "semelhante ao Altíssimo" (Is. 14:13). Seu objetivo final era a ocupar o lugar que pertence exclusivamente a Deus. Ele questionou e atacou o caráter de Deus, a fim de justificar suas ações. Ele foi expulso do céu e, depois da queda de Adão e Eva, feita neste planeta sua base de operações.
Daniel lidou com o anticristo usando símbolos que representam um poder histórico que, depois da queda de Roma pagã, igreja unida e estado, mudou a lei de Deus (Dan. 7:25), perseguido o povo de Deus, falou contra Deus (cap. 11:36) , e usurpou o trabalho sacerdotal de Cristo (cap. 8:11). Este descreve claramente o espírito e obra do anticristo dentro da história.

3. aparição pessoal do Anticristo: O Novo Testamento prediz a presença de apostasia dentro da igreja cristã (2 Ts 2:. 3, 4), e considerou-a uma manifestação do espírito do anticristo. De acordo com o livro do Apocalipse, a apostasia chegará dimensões universais e será acompanhada pela vinda do anticristo em pessoa. Apocalipse anuncia a formação de uma coalizão global sob a liderança de demônios (Apocalipse 16:13 e 14), acompanhado de milagres e sinais, que atingirá o seu clímax na vinda do anticristo, descrito por João como o fogo vindo "para baixo de céu à terra, à vista dos homens "(cap. 13:13; cf. 1 Reis 18: 20-39). Paul escreveu sobre "a vinda [parousia] do iníquo", usando o mesmo termo usado para se referir ao "vindo [parousia]" de Cristo (1 Ts. 2: 8, 9). O anticristo vai tentar imitar a segunda vinda de Cristo.

Esta poderosa aparição do anticristo enganará os habitantes da Terra. Eles vão adorar Satanás (o anticristo), e os sistemas religiosos-políticos que o apoiam (Apocalipse 13: 4). O anticristo vai lançar uma guerra para exterminar o povo de Deus (cap. 13: 15-17), mas eles vão encontrar segurança no Senhor (cap 17:16.), E não em armamentos humanos. Sua missão é proclamar o evangelho eterno de salvação e desmascarar o anticristo (cap. 14: 6-12). Cristo, finalmente, entregá-los e destruir o anticristo.

Copyright © Biblical Research Institute General Conference of Seventh-day Adventists®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...